Finlândia substitui escrita à mão pela digitação nas escolas
   Jim  Ferrari  │     11 de dezembro de 2014   │     11:20  │  0

7e8c5f9ac1db868f4c8c0648edaa49f5

A partir do ano letivo de 2017 (com início em setembro de 2016), os alunos ingressantes na escola primária não serão mais obrigados a aprender caligrafia. Em vez disso, as crianças aprenderão habilidades de digitação e como usar telefones celulares, computadores e tablets, privilegiando habilidades de digitação, segundo o site Pragmatismo Político.

Segundo Minna Harmanen, secretária do Conselho Nacional de Educação da Finlândia, a medida será uma grande mudança cultural pois a digitação é mais relevante para a vida cotidiana nos dias de hoje. O intuito do país escandinavo é preparar as crianças para um mundo onde os dispositivos tecnológicos estão disseminados e fazem parte do cotidiano de trabalho e  diversão da maioria das pessoas.

Para Susanna Huhta, vice-presidente da Associação de Professores de Língua Nativa, a caligrafia ajuda a desenvolver funções do cérebro e habilidades motoras finas – esse é o principal argumento dos professores contrários à medida. Mas, de acordo com Susanna, essas habilidades poderiam também ser desenvolvidas por desenhos e outras atividades manuais, como artesanato. O que você acha da ideia?

VI NA INTERNET

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *