Aos 73 anos, lutadora indiana faz sucesso em vídeo de artes marciais
   Jim  Ferrari  │     16 de agosto de 2016   │     8:03  │  0

print1

Dezenas de pessoas fazem um círculo em torno de uma luta popular na região do Kerala, na Índia, a Kalaripayattu. No centro da arena improvisada, uma mulher de 73 anos mostra sua habilidade com um oponente aparentemente bem mais jovem. O vídeo com a cena está fazendo sucesso nas redes sociais em todo o mundo. A demonstração é feita com um bambu, mas em outros registros é possível ver a habilidade de Meenakshi Amma também com espadas.

Em entrevista à BBC, a lutadora contou que está passando adiante seu conhecimento da arte marcial para crianças e adolescentes, e que as meninas têm demonstrado interesse crescente em aprender a se defender. “Eu não vejo esses vídeos. As crianças me mostram, mas eu não faço esforço para assisti-los”, contou.

Amma atribui todo seu vigor à prática do esporte. “As pessoas me perguntam como eu sou saudável e forte. Mesmo com 73 anos as pessoas dizem que não pareço ter essa idade. Talvez seja porque venha praticando luta desde criança que eu tenho todo esse poder e energia”, disse.

Segundo a lutadora, os pais costumavam proibir que as as crianças frequentassem suas aulas, a partir de uma certa idade. Mas, segundo ela, os tempos mudaram. “Estamos vivendo um tempo em que as meninas não podem sair mais. Então, é importante que todos aprendam. Crianças, pessoas mais velhas e mães”, completa.

| EXTRA

Tags:, , ,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *